Todos os Serviços

Climatização

Pressurização de Escadas

Manejo de Fumaça

Simulação Energética

Ventilação Mecânica

 

Condicionamento de Ar

A Engenharia de Sistemas Térmicos executou mais de mil projetos desde a sua fundação em 1979, elaborando desde projetos de edifícios multiresidenciais até grandes instalações de shoppings, laboratórios farmacêuticos, grandes escritórios, hospitais e edifícios de TI.

Projetos que incluem modelos de sistema com insuflamento pelo piso (UFAD), tetos frios, vazões variáveis de ar (VAV), vazão variável de refrigerante (VRF) que objetivam menor consumo de energia e condições ótimas de conforto e de precisão no controle do ambiente.

 

Ventilação Mecânica

Projetos destinados a ventilação por exaustão e ou insuflamento de ar para grandes estacionamentos subterrâneos, túneis do Metrô do Distrito Federal, cozinhas industriais, sistemas de reposição e extração de ar em laboratórios e hospitais são algumas das aplicações onde atuamos.

 

Pressurização de Escadas de Emergência

A proteção aos usuários de edificações têm evoluído constantemente, sendo que a incorporação da pressurização em escadas se tornou item básico de proteção. Este sistema utiliza ar tratado para pressurizar a escada de emergência, proporcionando uma rota de fuga segura aos usuários do edifício.

 

Manejo de Fumaça

O sistema de manejo ou controle de fumaça complementa o de pressurização de escadas na proteção ao indivíduo em caso de incêndio.

Os corpos de bombeiros de alguns estados brasileiros já exigem para aprovação de projetos a incorporação deste projeto. O sistema de manejo de fumaça extende a todo o edifício a manutenção de rotas de fuga para os usuários e rota de entrada para o socorro de pessoas e de combate aos focos de incêndio.

O manejo de fumaça consta de processos de insuflamento de ar e de exaustão de fumaça por meios naturais ou mecânicos para manutenção por certo tempo de rotas isentas de fumaça.

 

Acompanhamento da Execução de Obras

Nossos serviços de acompanhamento de obra objetivam fornecer ao empreendedor a segurança de que a execução da instalação projetada estará fiel ao projeto e à boa engenharia. Este trabalho engloba desde a participação no processo de contratação da empresa instaladora até o recebimento final da obra, passando pelo acompanhamento de todos os processos de execução do sistema, aprovação de materiais e equipamentos.

Os serviços de acompanhamento por nós fornecidos têm características que podem ser considerados para processos de comissionamento da obra.

 

Simulação Energética

Os processos de credenciamento de edificações em programas como o LEED do Green Building Council, do PROCEL e de outros certificadores de edificação exigem a simulação energética dos prédios.

A Engenharia de Sistemas Térmicos faz a simulação energética utilizando softwares credenciados pelos órgãos certificadores. O serviço de simulação é feito desde os primeiros passos do projeto arquitetônico mediante a assessoria ao escritório de arquitetura. São sugeridos procedimentos na envoltória do prédio e nos demais sistemas consumidores de energia que resultem em aspectos favoráveis ao alcance dos índices necessários para certificação do edifício e redução de consumo de energia.

Com os projetos da edificação delineados é feita a simulação energética que deve alcançar índices de economia de energia quando comparado a edifícios de referência. Se não são alcançados os resultados para a certificação, indicamos os pontos nos projetos que devem ser alterados para a obtenção dos índices para a certificação.

fale conosco

SRTV Sul - Q. 701 - Ed. Palácio do Rádio I Bloco 3, Sala 603 Brasília-DF
Telefone : (61) 3322-2180 - Fax: (61) 3322-2724

Design: Conectando Pessoas - Criação de Sites e Marketing Digital